sábado, abril 22, 2006

Amnistia Internacional


"A Amnistia Internacional nasceu a 28 de Maio de 1961.

A sua criação teve origem numa notícia publicada no jornal inglês "The Observer" em que era referida a prisão de dois estudantes portugueses por terem gritado «Viva a Liberdade!» na via pública. O advogado britânico Peter Benenson lançou então um apelo no sentido de se organizar uma ajuda prática às pessoas presas devido às suas convicções políticas ou religiosas, ou em virtude de preconceitos raciais ou linguísticos.

Um mês após a publicação do apelo, Benenson já havia recebido mais de mil ofertas de ajuda para coligir informações sobre casos, divulgá-las e entrar em contacto com governos. Dez meses passados, representantes de cinco países estabeleciam as bases de um movimento internacional.
O primeiro presidente do Comité Executivo Internacional da organização (1963 a 1974) foi Sean MacBride, laureado com o Prémio Nobel da Paz em 1974.

A AI é um movimento internacional de direitos humanos que visa:

* obter a libertação imediata e incondicional dos presos de consciência, ou seja, de pessoas detidas em qualquer parte do mundo devido às suas convicções, cor, sexo, origem étnica, língua ou religião, desde que não tenham usado ou advogado a violência,

* assegurar a realização de julgamentos rápidos e justos de presos políticos,

* abolir a pena de morte e a tortura ou qualquer tratamento cruel, desumano ou degradante."

3 comentários:

conteúdo latente disse...

Obrigada pelo desafio Querida Clarissa.

Desafio quem quiser a divulgar também uma ONG, seja ela ncaional ou internacional.

Clarissa disse...

querida Conteúdo...excelente escolha amiga. Um beijo grande e bons sonhos :)

Nina disse...

Lindo isso!

Escolheste maravilhosamente bem! E como uma amante e defensora ferrenha da liberdade eu não poderia ter ficado mais satisfeita de ler e conhecer melhor sobre essa ONG!

=]